Ensinando através de imagens: a linguagem gráfica da apresentação do experimento sobre fotossíntese da planta elódea em livros didáticos brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i3.358

Palavras-chave:

experimento, livro didático, memória gráfica brasileira, linguagem gráfica

Resumo

As atividades experimentais relatadas em livros didáticos escolares costumam apresentar imagens que complementam a linguagem verbal, auxiliando na demonstração dos materiais, etapas e procedimentos de montagem. Este artigo utilizou os escritos do teórico sobre linguagem gráfica Michael Twyman para analisar 13 imagens que representam um mesmo experimento sobre fotossíntese com a planta elódea, todas elas retiradas de livros didáticos brasileiros publicados em sete décadas do sec. XX e XXI. O artigo foi norteado pelo objetivo de contribuir para a interação entre designers, professores e os demais profissionais envolvidos na criação de materiais didáticos. A análise imagética permitiu relacionar escolhas de design com estratégias pedagógicas. Observou-se, por exemplo, que a abstenção de alguns livros em utilizar imagens compostas por elementos distintos pode originar-se de uma estratégia pedagógica legitimada pela teoria da aprendizagem construtivista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Garcia-Gomes, Escola Superior de Desenho Industrial / Universidade Estadual do Rio de Janeiro

É formada em Programação Visual e Projeto de Produto pela ESDI/UERJ (2010) e atualmente é bolsista da Capes no programa de mestrado da mesma instituição. Apresentou recentemente o trabalho “Objetos digitais de aprendizagem e o estímulo à investigação científica” (que será publicado nos anais do SPGD 2015).

Edna Lucia Oliveira da Cunha Lima, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Comunicação Visual (UFPE, 1979), mestrado em Design (PUC-Rio, 1998) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professora adjunta na PUC-Rio. Participou do PROCAD-CAPES “Memória gráfica brasileira: estudos comparativos de manifestações gráficas nas cidades do Recife, Rio de Janeiro e São Paulo”. 

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Garcia-Gomes, A., & da Cunha Lima, E. L. O. (2015). Ensinando através de imagens: a linguagem gráfica da apresentação do experimento sobre fotossíntese da planta elódea em livros didáticos brasileiros. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 12(3), 248–266. https://doi.org/10.51358/id.v12i3.358

Edição

Seção

Artigos