Pesquisas de opinião e preferência sobre tipografia para crianças

Autores

  • Letícia Rumjanek
  • Washington Dias Lessa

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v7i1.88

Palavras-chave:

tipografia, tipografia para crianças, legibilidade

Resumo

Considerando pesquisas de legibilidade com crianças leitoras iniciantes, além da avaliação de parâmetros objetivos relacionados ao desempenho de leitura, alguns autores procuram ouvir a opinião e a preferência dos participantes quanto às opções tipográficas utilizadas na pesquisa. Esta iniciativa, que pode ser realizada tanto com as próprias crianças quanto com professores alfabetizadores, busca, muitas vezes, gerar dados que subsidiem a seleção de parâmetros a serem considerados em um teste de desempenho de leitura. A investigação de fatores subjetivos, como a opinião de leitores, pode levantar novas questões a serem abordadas em pesquisas sobre o tema, assim como a uma compreensão mais abrangente da prática da leitura.

 

[ Download ]

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Rumjanek

Letícia Rumjanek, Mestre, graduada em Desenho Industrial pela ESDI/UERJ (2003) com
habilitação em Projeto de Produto e Comunicação Visual. Mestre também pela ESDI/UERJ, com a
pesquisa Tipografia para crianças: estudos de legibilidade (2009).

Washington Dias Lessa

Washington Dias Lessa, Doutor, graduado pela ESDI/UERJ, é professor desta instituição desde
1977, integrando, atualmente, o seu programa de pós-graduação. É mestre em Educação pelo
IESAE/FGV, e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP.

Publicado

2011-03-09

Como Citar

Rumjanek, L., & Lessa, W. D. (2011). Pesquisas de opinião e preferência sobre tipografia para crianças. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 7(1), 22–32. https://doi.org/10.51358/id.v7i1.88

Edição

Seção

Artigos