Avaliação de usabilidade do Mobiteste, um aplicativo educacional para dispositivos móveis

Autores/as

  • Gabriela Trindade Perry UFRGS
  • Marcelo Leandro Eichler UFSC
  • Guilherme Resende IEGG

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i2.121

Palabras clave:

projeto de interfaces, dispositivos móveis, avaliação de usabilidade

Resumen

Neste artigo apresenta-se o caso do aplicativo Mobiteste – com o qual é possível criar provas com questões de múltipla escolha – e os resultados de uma avaliação com usuários. Tal avaliação foi realizada a partir de coleta de dados através de logs e de questionários. O resultado da avaliação aponta que a estratégia de projeto utilizada foi equivocada: (1) sob o ponto de vista técnico – o que obscureceu os pontos positivos da iniciativa – e (2) no que tange à forma como a transmissão dos dados que foi modelada – que fez com que os dados tivessem de ser transmitidos com muita frequência, gerando frustração no usuário quando o acesso à rede 3G era limitado. Em relação à estratégia de avaliação com os usuários, destaca-se que ela ocorreu dentro do planejado, e que as estratégias de divulgação e coleta de dados obtiveram sucesso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gabriela Trindade Perry, UFRGS

PPG Design UFRGS, Designer graduada pela Universidade Luterana do Brasil (2001), mestre em Ergonomia pelo PPGEP-UFRGS (2005), doutora em Informática na Educação pelo PPGIE-UFRGS (2010). Atualmente é professora adjunta da UFRGS, no curso de Design, ligado à Faculdade de Arquitetura. Tem experiência profissional na área de projeto e desenvolvimento de interfaces digitais: softwares comerciais e educacionais e para plataformas móveis. Atualmente, do ponto de vista tecnológico, tem se voltado ao desenvolvimento de aplicativos educacionais para plataformas móveis e do ponto de vista teórico para o estudo dos aspectos cognitivos relacionados ao processo de projeto.

Marcelo Leandro Eichler, UFSC

PPGECT-UFSC, Possui Licenciatura em Química (1997), mestrado em Psicologia (2000) e doutorado em Psicologia do Desenvolvimento (2004), obtendo todos os títulos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), docente do Programa de Pós-graduação Educação Científica e Tecnológica (UFSC), docente colaborador do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFRGS) e pesquisador da Área de Educação Química (UFRGS). Tem experiência nas áreas de psicologia da educação e de ensino de química, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia ambiental, informática educativa, produção de material didático, formação de professores e ensino de ciências.

Guilherme Resende, IEGG

IEGG.

Publicado

2013-04-11

Cómo citar

Perry, G. T., Eichler, M. L., & Resende, G. (2013). Avaliação de usabilidade do Mobiteste, um aplicativo educacional para dispositivos móveis. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(2), 70–87. https://doi.org/10.51358/id.v9i2.121

Número

Sección

Artigos