Processo, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas

Autores

  • Aléxia Carvalho Brasil UFC
  • Claudia Teixeira Marinho UFC
  • Daniel Ribeiro Cardoso UFC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i3.138

Palavras-chave:

metodologia, ensino, projeto, criação

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar os fundamentos de um projeto de pesquisa que esta sendo desenvolvido na UFC (Universidade Federal do Ceara), sobre os processos de criação que engendram o projeto de design. A partir de conceitos oferecidos por De Certeau – lógica das ações – e da metodologia de pesquisa oferecida pela Critica Genética – voltada para o estudo dos documento de processo da criação –, propomos uma abordagem processual do design. Buscamos, portanto, uma metodologia de projeto centrada na lógica das ações; como complemento daquelas metodologias de projeto, então centradas na lógica científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aléxia Carvalho Brasil, UFC

Universidade Federal do Ceará, Doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUCSP, desenvolve pesquisa sobre representação e ensino de projeto, no design e na arquitetura, atua nas áreas do design gráfico e das artes visuais, com publicações em anais de importantes congressos sobre arte e design (ANPAP e P&D) e participação de desenvolvimento de projetos editoriais relacionados a arte e cultura visual.

Claudia Teixeira Marinho, UFC

Universidade Federal do Ceará. Doutora em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, desenvolve pesquisa sobre os processos de criação na arte e no design, desenvolve pesquisa os processos de criação na arte e no design, com publicações em importantes periódicos da área do design (Revista Estudos em Design, Revista Triades), em capítulos de livros e anais de congresso, sobre temas relacionados a arte e design.

Daniel Ribeiro Cardoso, UFC

Universidade Federal do Ceará. Doutor em Comunicação e Semiótica, pela PUC-SP, arquiteto, desenvolve pesquisa em novas tecnologias e processos contemporâneos de projeto, na linha de percepção e representação, com publicações em periódicos e anais, relacionados ás áreas da representação e arquitetura.

Downloads

Publicado

2013-05-07

Como Citar

Brasil, A. C., Marinho, C. T., & Cardoso, D. R. (2013). Processo, representação e projeto: tópicos para uma metodologia de ensino de design fundamentada na ação e prática cotidianas. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(3), 189–200. https://doi.org/10.51358/id.v9i3.138

Edição

Seção

Artigos