Análise das Trajetórias de Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem por meio da Visualização da Informação | Analysis of Learning Paths in Virtual Learning Environments through Information Visualization

Autores

  • Franco Bernardo Simbine Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jose Valdni de Lima
  • Marco Antonio Rodriges Torre
  • Sebastião Jose Sarmento Chiguvo

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v15i2.631

Palavras-chave:

visualização da informação, Trajetórias de aprendizagem, ambientes virtuais de aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever um modelo de Visualização das Interações do aluno através da sua trajetória de aprendizagem (TA) pelo monitoramento do tempo de duração da atividade aprendizagem, deste, nos Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAs). Para a materialização do modelo foi feito a revisão de literatura e desenvolvido um gráfico, usado para visualizar TA um estudo realizado com alunos do curso de Design na Universidade Pedagógica em Moçambique. Neste contexto, foi realizado uma atividade de aprendizagem no Sistema de Visualização Interativa de Trajetórias de Aprendizagem (SVITA). Onde obteve como resultado um gráfico que ilustra o tempo e ordem de acesso dos conteúdos pelos alunos.Este artigo tem como objetivo descrever um modelo de Visualização das Interações do aluno através da sua trajetória de aprendizagem (TA) pelo monitoramento do tempo de duração da atividade aprendizagem, deste, nos Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVAs). Para a materialização do modelo foi feito a revisão de literatura e desenvolvido um gráfico, usado para visualizar TA um estudo realizado com alunos do curso de Design na Universidade Pedagógica em Moçambique. Neste contexto, foi realizado uma atividade de aprendizagem no Sistema de Visualização Interativa de Trajetórias de Aprendizagem (SVITA). Onde obteve como resultado um gráfico que ilustra o tempo e ordem de acesso dos conteúdos pelos alunos.

***

 

This article aims to describe a model of Visualization of Student Interactions through their learning trajectory (TA) by monitoring the duration of learning activity, of this, in the Virtual Learning Environment (AVAs). For the materialization of the model the literature review was done and a graphic was developed, used to visualize a study carried out with students of the course of Design at the Pedagogical University in Mozambique. In this context, a learning activity was carried out in the Interactive Visualization System of Learning Paths (SVITA). Where it resulted in a graph that shows the time and order of access of the contents by the students.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Franco Bernardo Simbine, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Educação/Informática e Licenciado em Ensino de Desenho pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Docente no Curso de Educação Visual, e Design e Tecnologia das Artes Visuais na Universidada Pedagógica de Moçambique

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Simbine, F. B., de Lima, J. V., Torre, M. A. R., & Chiguvo, S. J. S. (2018). Análise das Trajetórias de Aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem por meio da Visualização da Informação | Analysis of Learning Paths in Virtual Learning Environments through Information Visualization. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 15(2), 183–196. https://doi.org/10.51358/id.v15i2.631

Edição

Seção

Artigos