Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web

Autores/as

  • Geisa Golin
  • Ruth E. Nogueira
  • Gabriela C. Alexandre
  • Josiane M. Cabral

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v6i1.67

Palabras clave:

deficiente visual, mapas mentais, Web

Resumen

Reconhecer a pessoa com deficiência visual é, estranhamente, romper preconceitos e se aproximar de uma realidade ao mesmo tempo corriqueira. Adaptar a cidade aos diferentes usuários que nela habitam é um direito prescrito em lei e, portanto hoje é imprescindível considerar a acessibilidade urbana como forte designador de projetos urbanos. Este artigo visa entender a cidade dos deficientes visuais, seus mapas mentais de rotas urbanas e a disponibilização destas informações geradas pelas pessoas com deficiência visual na Web, ou seja, levar a outros cidadãos informações sobre a cidade de Florianópolis, porém analisadas e verificadas por e para deficientes visuais. Considerar os padrões Web de acessibilidade são foco deste artigo, porém além destes, é fundamental reconhecer o usuário que deles fará uso. A simples transcrição de informações de um sítio Web comum para um sítio Web acessível pode não ser tão eficaz se considerarmos a forma como os conceitos são formados e verificados por este grupo de usuários.

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Biografía del autor/a

Geisa Golin

Geisa Golin, Mestranda UFSC, docente do Grupo UNIASSELVI – Famesul. É graduada em
Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Especialista em Outdoor Design
pelo Politecnico di Milano – Itália (2008). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em
Engenharia Civil - Cadastro Técnico e Gestão Territorial, Universidade Federal de Santa
Catarina, em adamento. Foco de Pesquisa em Design Universal, Acessibilidade Web para
Deficientes Visuais e Baixa Visão.

Ruth E. Nogueira

Ruth Emilia Nogueira, Doutora, UFSC. Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela
Universidade Federal do Paraná (1983), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de
Santa Catarina (1991) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do
Paraná (2000). Atualmente é professor associado 1 da Universidade Federal de Santa
Catarina. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, atuando
principalmente nos seguintes temas: Cartografia, Cartografia Tátil e Escolar, Sensoriamento
Remoto e SIG aplicados aos estudos ambientais.

Gabriela C. Alexandre

Gabriela Custódio Alexandre, acadêmica do Curso de Geografia da Universidade Federal de
Santa Catarina. É bolsista do LABTATE – Laboratório de Cartografia Tátil e Escolar.
Desenvolve atualmente seu Trabalho de Conclusão de Curso em Cartografia Tátil sob
orientação da Professora Ruth Emilia Nogueira.

Josiane M. Cabral

Josiane Márcia Cabral, especialista. É graduada em Design pela Universidade Federal de
Santa Catarina (2005) e possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV
(2008). Atualmente atua como Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design
Gráfico do Grupo UNIASSELVI – Famesul, ministrando disciplinas para os cursos de Design
Gráfico e Design de Moda.

Cómo citar

Golin, G., Nogueira, R. E., Alexandre, G. C., & Cabral, J. M. (2010). Mapas mentais de deficientes visuais como suporte ao design da informação urbana na Web. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 6(1), 15–25. https://doi.org/10.51358/id.v6i1.67

Número

Sección

Artigos