Desafios para o design de informação em ambientes de realidade aumentada

Autores/as

  • Romero Tori USP

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v6i1.70

Palabras clave:

realidade aumentada, realidade aumentada espacial, hud, etiquetas virtuais

Resumen

O design de informação é um processo que depende, em grande medida, do suporte de mídia empregado. A transposição de mídia impressa para mídia digital, por exemplo, vem permitindo a exploração de recursos de interatividade, atualização em tempo-real e personalização, entre outros, mas
também tem trazido grandes desafios aos designers. A falta de controle sobre formatos, resoluções, fontes, cores e outros aspectos dos dispositivos de exibição digital são apenas algumas das dificuldades dos projetistas de interface, certamente não as únicas, nem as menores. O que se esperar então de uma mídia cujo suporte de exibição seja o próprio ambiente? É o caso da “Realidade Aumentada” (RA), que após vários anos de incubação em laboratórios de pesquisa e eventos científicos especializados, começa a se tornar viável como meio de comunicação e, portanto, como mais uma opção tecnológica a ser considerada pelos designers de informação. A RA é uma evolução da conhecida “Realidade Virtual” (RV), com a diferença de que, em lugar de se buscar a imersão do usuário em um ambiente virtual, se enriquece o ambiente real com informações virtuais a esse integradas. A partir da experiência do autor em diversos projetos de pesquisa envolvendo a tecnologia de realidade aumentada, este artigo faz uma síntese dos conceitos fundamentais envolvidos e discute alguns dos desafios que devem ser enfrentados pelos designers de informação que decidirem utilizá-la.

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Biografía del autor/a

Romero Tori, USP

Romero Tori é engenheiro, doutor e livre-docente pela USP. Atualmente é professor titular do
Centro Universitário Senac de São Paulo e Professor Associado da Escola Politécnica da
USP. Coordena o Interlab Interactive Technologies Laboratory da POLI/PCS-USP. É
professor permanente do Mestrado em Design do Centro Universitário Senac e é
credenciado, desde 1995, no programa de pós-graduação em Engenharia Elétrica da POLIUSP,
sub-área de sistemas digitais (Mestrado e Doutorado, nivel 6 da CAPES). Ministra
disciplinas nos cursos de graduação em Design (FAU-USP), Design de Interfaces (Centro
Universitário Senac) e Engenharia de Computação (POLI-USP). No Senac coordena o
programa PIBIC de iniciação científica e desenvolve pesquisas de design em realidade
aumentada. Foi presidente da Comissão Especial de Realidade Virtual da Sociedade
Brasileira de Computação SBC (2007-2008), é membro do Conselho Deliberativo da Escola
do Futuro da USP, desde sua fundação em 1993, e membro do Conselho de Ensino
Pesquisa e Extensão (CONSEPE) do Centro Universitário Senac. Participou da organização
de diversos eventos científicos, tendo sido, entre outros, general chair do SVR 2004
(Symposium on Virtual and Augmented Reality), Program Chair do SVR 2007 e do
SBGames 2005, General Vice-chair do SVR 2008 . Atualmente é Presisdente do Comitê
Científico do P & D Design 2008. Já orientou 4 teses de doutorado e 11 dissertações de
mestrado, além de inúmeros trabalhos de iniciação científica, de conclusão de curso de
graduação e de pós-graduaçào lato sensu. Atualmente orienta 4 alunos de doutorado, 5 de
mestrado e dois alunos de iniciação científica (um PIBIC). Coordena, a partir de setembro
de 2007, um projeto de pesquisa financiado pela FAPESP dentro do programa TIDIA-Ae
(Aprendizagem Eletrônica na Internet Avançada). Os termos mais freqüentes na
contextualização de sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são:
Computação Gráfica, Design, Realidade Virtual, Multimídia, Hipermídia, Educação Virtual
Interativa, Educação, Tecnologia Educacional, Educação a Distância e Computer games.

Cómo citar

Tori, R. (2010). Desafios para o design de informação em ambientes de realidade aumentada. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 6(1), 46–57. https://doi.org/10.51358/id.v6i1.70

Número

Sección

Artigos