Iconografia inclusiva para Terceira Idade – Pesquisa experimental com alunos das Universidades da Terceira Idade | Inclusive Iconography for the Elderly - Experimental research with students of the Universities for Senior Citizens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v17i2.748

Palavras-chave:

Design Gráfico Inclusivo, Iconografia Inclusiva, Terceira Idade

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo sobre elementos pictóricos para a Terceira Idade. O objetivo é compreender quais estilos iconográficos são mais adequados para os idosos considerando o processo de envelhecimento. Para tal, comenta sobre o design inclusivo, seu desenvolvimento histórico, conceitos e abordagens. Apresenta também alguns parâmetros sobre iconografia inclusiva e por fim, relata a pesquisa experimental com 44 alunos das Universidades da Terceira Idade. O método envolveu testes de mensuração da qualidade de vida, acuidade visual, capacidades mentais e avaliação dos níveis de representação. Os resultados preliminares apontam que os problemas fisiológicos são mais determinantes do que as questões sociais no tocando da definição das estratégias visuais, o elemento cromático é o principal componente para percepção e compreensão de representações visuais e a ilustração é o estilo gráfico com maior potencial de adequação por permitir controlar o elemento cromático.

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The present article presents a study on pictorial elements for the Elderly. The aim is to understand which iconographic styles are most appropriate for the elderly considering the aging process. For such, it comments on inclusive design, its historical development, concepts and approaches. It also presents some parameters on inclusive iconography and finally reports the experimental research with 44 students from the Universities for Senior Citizens. The method involved tests of quality of life measurement, visual acuity, mental abilities and evaluation of levels of representation. The preliminary results show that the physiological problems are more decisive than the social issues in the definition of visual strategies, the chromatic element is the main component for perception and comprehension of visual representations and the illustration is the graphic style with greater potential of adequacy for controlling the color element.

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Biografia do Autor

Bruno Serviliano Farias, UFMA

Formado em Desenho Industrial, mestre em Design pela UFMA, doutorando em Design pela UNESP, professor do Departamento de Desenho e Tecnologia da UFMA interessado em pesquisas sobre design inclusivo

 

Paula da Cruz Landim, Unesp

Mestre em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo FAU - USP. Professora do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – FAAC da UNESP. Atualmente pesquisa Desenho do Objeto, Projeto de Mobiliário, História do Design e Teoria e Crítica do Design. E-mail: paula@faac.unesp.br

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Publicado

2020-11-25

Como Citar

Farias, B. S., & Landim, P. da C. (2020). Iconografia inclusiva para Terceira Idade – Pesquisa experimental com alunos das Universidades da Terceira Idade | Inclusive Iconography for the Elderly - Experimental research with students of the Universities for Senior Citizens. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 17(2), 66–80. https://doi.org/10.51358/id.v17i2.748

Edição

Seção

Artigos