Influências latinas na tipografia grega: análise histórica e abordagem não predatória de projetos multiescrita

Autores

  • Sérgio Luciano da Silva
  • Sérgio Antônio Silva

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v7i3.97

Palavras-chave:

História da tipografia, tipografia multiescrita, design de faces gregas

Resumo

A escrita grega está envolvida em situações e processos históricos singulares e entrelaçada há milênios com a história da escrita latina. Uma dessas circunstâncias diz respeito ao estabelecimento e desenvolvimento da tipografia grega, que ocorreu quase exclusivamente fora do seu território. Em consequência disso, parte expressiva dos profissionais envolvidos nessa área não é grega. Paralelamente a isso, com o avanço da globalização dos meios de comunicação, a produção de fontes tipográficas em mais de uma escrita, principalmente latinas e gregas, tem se ampliado consideravelmente. Apoiado no percurso histórico da tipografia grega na Europa, este artigo tem dois objetivos. Destacar a relevância de expoentes estrangeiros que contribuíram para moldar a tipografia grega do século XV ao XX. E, a partir da observação e análise das criações tipográficas mais recentes de Matthew Carter e Hermann Zapf, extrair conceitos que possibilitem aos projetos de novas fontes multiescrita basearem-se na técnica e na história, sem predar a identidade cultural e a diversidade de cada escrita. 


 

[ Download ]

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Luciano da Silva

Sérgio Luciano da Silva é mestrando em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais, ED/UEMG, com o projeto “Faces e fontes multiescrita: fundamentos e critérios de design tipográfico”. Suas pesquisas atuais envolvem estudos em filosofia, grego antigo, latim e hebraico. Sócio da Adaequatio Estúdio de Criação, atua principalmente com sinalização indicativa e interpretativa de cidades históricas, exposições de parques ambientais, projetos gráficos de livros e criação tipográfica multiescrita.

<sergiolucianosilva@gmail.com>

Sérgio Antônio Silva

Sérgio Antônio Silva é Doutor em Letras: Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); professor da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), atuando na Graduação em Design Gráfico e no Mestrado em Design, com disciplinas, orientações e pesquisas ligadas à semiótica e às teorias da escrita. Leciona ainda no curso de Letras do Centro Universitário de Sete Lagoas. É autor de A hora da estrela de Clarice.

<sergio.antonio74@hotmail.com>

Como Citar

da Silva, S. L., & Silva, S. A. (2011). Influências latinas na tipografia grega: análise histórica e abordagem não predatória de projetos multiescrita. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 7(3), 28–42. https://doi.org/10.51358/id.v7i3.97

Edição

Seção

Artigos