TRANSITION RS: the design component for the communication of medical research

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v18i2.930

Resumo

Over the last few years, design has increasingly entered the realm of health, thanks to the connection with other disciplines, such as science and medicine.

Information design, due to its ability to translate complex and invisible data into visible and understandable ones, can put the interpretative filter of contemporary scientific research over product, services and communicative artifacts, useful to transmit to people knowledge related to psycho-physical well-being.

In addition to being associated with more conscious choices and activities, information design and, as well, design, through the connection with medicine, can help in the communication of diseases, both for treatment and preservation.

The aim of the paper is to introduce the methodology and, as well, the firsts results of an ongoing research which focus is the divulgation of medical-scientific knowledge on Neurofibromatosis Type 1 (NF1) and epigenetic factors, which technical data have been translated into different king of devices able to relate people everyday life with the managing and prevention of this pathology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Angari, Departamento de Arquitetura e Desenho Industrial, Universidade da Campânia 'Luigi Vanvitelli'

Roberta Angari é uma designer gráfica italiana. Em 2015 ela se formou em Design para Inovação na Universidade de Campania "Luigi Vanvitelli". Em 2020 ela obteve o doutorado em Arquitetura, Cidade e Design - Ciências do Design na Universidade IUAV de Veneza com a dissertação "Kono - Análise e design de um arquivo digital de comunicação visual". O foco principal de sua linha de pesquisa é a visualização de dados, design digital e arquivo digital - conhecimento adquirido durante sua trajetória acadêmica.

Desde maio de 2020 ela tem uma bolsa de pesquisa intitulada "Desenho Científico para Pesquisa Médica", com a tutora Carla Langella, na Universidade de Campânia "Luigi Vanvitelli" - Departamento de Arquitetura e Desenho Industrial (DADI).

No mesmo Departamento, ela é professora assistente do curso "Identidade visual para paisagens culturais" e "Comunicação ética", ambos realizados por Daniela Piscitelli.

Gabriele Pontillo, Departamento de Engenharia, Universidade da Campânia 'Luigi Vanvitelli'

Gabriele Pontillo é um designer de produto italiano. Em 2015 ele se formou em Design para Inovação na Universidade de Campania "Luigi Vanvitelli". Em 2019 obteve o título de Doutor em Pesquisa em Meio Ambiente, Design e Inovação no Departamento de Engenharia da Universidade da Campânia "Luigi Vanvitelli". O foco principal de sua linha de pesquisa é o projeto paramétrico, projeto médico e fabricação avançada - conhecimento adquirido durante sua trajetória acadêmica.

O curso de doutorado com caracterização industrial lhe permitiu realizar e consolidar sua atividade de pesquisa, assim como em sua Universidade, também na Escuela Técnica Superior de Ingeniería y Diseño Industrial (Universidad Politécnica de Madrid, Espanha) e uma empresa da Campania, com sede em Gricignano di Aversa, para projetar um sistema de dispositivos ortopédicos inovadores através do desenho paramétrico.

Carla Langella, Departamento de Arquitetura e Desenho Industrial, Universidade da Campânia 'Luigi Vanvitelli'

Arquiteta, Professora Associada de Design Industrial no Departamento de Arquitetura e Design Industrial da Universidade de Campania "Luigi Vanvitelli", onde leciona Design de Bioinovação e Design para Visualização Científica no Curso de Mestrado Design para Inovação e Laboratório de Design Industrial 3 no Curso de Três Anos de Design e Comunicação. 
No campo da pesquisa em design experimental, ela investiga as oportunidades de construir caminhos híbridos que envolvem as mais avançadas contribuições científicas no projeto de design para aproximar a ciência contemporânea da vida das pessoas. 
Desde 2006 fundou e coordena o Laboratório de Design Híbrido (www.hybriddesignlab.org), o laboratório de design dedicado às relações mútuas entre design e ciência com particular atenção à experimentação da biomimética no design e à integração dos designers nos processos de desenvolvimento de novos materiais aos quais o Designer específico no projeto de laboratório é dedicado. 

Daniela Piscitelli, Departamento de Arquitetura e Desenho Industrial, Universidade da Campânia 'Luigi Vanvitelli'

Arquiteto e designer gráfico, é professor associado de Desenho Industrial na Universidade de Campania "Luigi Vanvitelli" onde trabalha em Design de Comunicação, com foco em cenários e culturas emergentes, como Ásia e África. Sua pesquisa se concentra no desenho para emergências, com foco em novas emergências contemporâneas, em questões de ecologia visual e em linguagens e culturas visuais contemporâneas.
Ex-Presidente da Aiap, Representante Regional Mundial para o Instituto Internacional de Design de Informação, Secretário Geral do ico_D, membro do Conselho de Administração da SID - Sociedade Italiana de Design. Ele foi membro da comissão de estudo para a identificação de políticas públicas para apoiar e desenvolver o design criado por Mibac e da mesa Miur sobre design.

Downloads

Publicado

2021-10-18 — Atualizado em 2021-12-20

Versões

Como Citar

Angari, R., Pontillo, G., Langella, C., & Piscitelli, D. (2021). TRANSITION RS: the design component for the communication of medical research. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 18(2). https://doi.org/10.51358/id.v18i2.930 (Original work published 18º de outubro de 2021)

Edição

Seção

Artigos