O impacto do design em questionários via celular: relações entre modos de luz, quantidade de perguntas e tempo de resposta
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v19i2.991Resumo
Este estudo avaliou se o design de telas em modo claro (fundo branco com texto escuro) ou escuro (fundo escuro com texto claro) impacta o número de perguntas e tempo que as pessoas respondem a questionários de pesquisa por celular. O estudo contou com processos de design voltado ao usuário (observação, geração de ideias, prototipagem e testagem). Vinte adultos participaram de testes de usabilidade e 120 receberam um link para responder a um longo questionário por celular, devendo clicar em "desistir" quando ficassem cansados. Apesar da maioria dos participantes relatar preferência pelo modo escuro e a média do número de respostas do modo escuro ter sido maior, os testes estatísticos não indicaram diferenças significativas entre os grupos, sugerindo que o uso de um design claro ou escuro não influenciou o suficiente no número de perguntas que as pessoas respondem e no tempo que demoram para fazer isso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabriela Trombeta Santos
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/3.0/88x31.png)
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)