Orientações propostas por não-designers para elaboração de Materiais Educativos Impressos na área da Saúde: compreensão do cenário
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v20i1.1048Resumo
O processo de elaboração de Materiais Educativos Impressos (MEI) na saúde exige a definição adequada de métodos e instrumentos que norteiam a sua elaboração. Determinados conteúdos dos MEI podem favorecer aos usuários uma melhor compreensão de sua saúde e doenças, e por isso o apoio eficiente dos princípios do Design da Informação podem favorecer este contexto. O estudo visou identificar, por meio da revisão integrativa, referenciais para desenvolvimento de MEI da saúde, analisados à luz do Design da Informação. Realizou-se uma revisão integrativa mediante busca no Portal de Periódicos da CAPES. Dessa forma elaborou-se quadros sinópticos com identificação de duas categorias: 1) Referencial de elaboração de MEI por profissionais de Saúde, e 2) Cenário da elaboração de MEI por profissionais da saúde no Brasil. Os resultados evidenciaram a necessidade da aproximação com o Design da Informação e oferecem subsídios para construção de conhecimentos e estratégias mais eficientes.
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