A linguagem gráfica em artefatos educacionais gerados com ferramentas de TIC

Autores

  • Renata Amorim Cadena UFPE
  • Solange Galvão Coutinho UFPE
  • Bruna Andrade UFPE

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i1.117

Palavras-chave:

educação, linguagem gráfica, TIC

Resumo

Este artigo apresenta resultados da investigação intitulada ‘Análise dos artefatos gráficos elaborados com ferramentas de TIC no Ensino Fundamental Brasileiro’. De caráter exploratório, esta pesquisa foi realizada em turmas do terceiro e do oitavo ano do Ensino Fundamental de quatro escolas recifenses. Por meio de observação; entrevistas com professores e outros funcionários; e de análise gráfica utilizando o esquema de Twyman (1979, 2002) e de pesquisas em legibilidade tipográfica (Tinker, 1959,1965; Walker, 2001, 2005), o estudo procurou investigar a produção e uso dos artefatos gráficos impressos na escola. Os resultados apontam para a atuação dos docentes a partir de conhecimentos empíricos, com restrições quanto ao uso da linguagem gráfica, todavia alinhados a algumas recomendações tipográficas para os artefatos voltados ao público infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Amorim Cadena, UFPE

Mestranda UFPE, bolsista CAPES; integra a linha de pesquisa em Design da Informação – grupo Ensina Design, que estuda a relação entre Design e Educação. É parte deste grupo desde a Graduação (UFPE), e foi nele que iniciou sua experiência científica por meio de bolsa PIBIC – FACEPE (2009).

Solange Galvão Coutinho, UFPE

Doutora, UFPE; Ph.D. pela University of Reading – Typography & Graphic Communication (1998); Professora da UFPE, desde 1984; Pesquisadora do Centre de Recherche Images, Cultures et Cognitions (CRICC), Paris 1 – Pantheon Sorbonne; Líder do Grupo de Pesquisa em Design da Informação UFPE/CNPq.

Bruna Andrade, UFPE

Estudante do bacharelado em Design da UFPE, iniciou sua vida científica por meio da bolsa BIA – PROEXT/FACEPE, atualmente desenvolve pesquisa de iniciação científica, com Bolsa PROPES/CNPq sobre o uso de apresentações de slides no Ensino Fundamental.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Cadena, R. A., Coutinho, S. G., & Andrade, B. (2013). A linguagem gráfica em artefatos educacionais gerados com ferramentas de TIC. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(1), 33–44. https://doi.org/10.51358/id.v9i1.117

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)