Guias com recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público de baixa visão: avaliação sob ótica do Design Centrado no Humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i1.1125

Resumo

Etapa crucial no desenvolvimento de um produto ou sistema, a avaliação está intrinsecamente ligada a processos de Design que partem de uma abordagem centrada no humano. Sendo assim, este artigo tem por objetivo apresentar todo o processo de construção e aplicação da etapa de avaliação de dois guias de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público com baixa visão. Estes guias foram desenvolvidos sob a ótica do design inclusivo e, neste caso, além de trazer um conteúdo simples para o público atendido, eles deveriam atender a especificações de acessibilidade. O processo contou com duas rodadas de avaliação dos guias propostos: (1) avaliação com especialistas de Design e docente com baixa visão e; (2) docentes especialistas na educação de pessoas com baixa visão. Ambas as rodadas foram substanciais e complementares e trouxeram insights de melhorias e aperfeiçoamento dos materiais finais por parte da equipe de desenvolvimento. Os resultados reforçam a importância da avaliação para um resultado consistente e bem embasado, levando em consideração o público almejado e um repertório comunicacional claro e simples.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Bueno, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharela em Design Gráfico pela UFPR (2007), Mestra e Doutora em Ciência da Computação pela UFPR (2009, 2014). Atualmente, é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Emilia Christie Picelli Sanches, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Bacharela em Design pela UTFPR (2015), Mestra e Doutora em Design da Informação pela UFPR (2018, 2023). Atualmente é professora substituta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Karina de Abreu Antoniolli, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharela em Design Gráfico pela UFPR (2021), Mestra em Design da Informação pela UFPR (2024).

Marluce Reque, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharela em Design Gráfico pela UFPR (2018), Mestra em Design da Informação pela UFPR (2023).

Caroline Rodrigues de Lima, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharela em Design Gráfico pela UFPR (2022).

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Bueno, J., Picelli Sanches, E. C., de Abreu Antoniolli, K., Reque, M., & Rodrigues de Lima, C. (2024). Guias com recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público de baixa visão: avaliação sob ótica do Design Centrado no Humano. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(1). https://doi.org/10.51358/id.v21i1.1125

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)