Princípios para o Design de Jogos Digitais com base em Erro Humano

Authors

  • Guilherme Zaffari Universidade da Região de Joinville - Univille Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • André Luiz Battaiola Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v12i3.382

Keywords:

erro humano, design de jogos, desafio, diversão

Abstract

Este artigo apresenta o resultado da pesquisa referente à incorporação, por meio de princípios, do Erro Humano ao design de jogos digitais. De uma forma geral, questões sobre Erro Humano são consideradas no desenvolvimento de interfaces em jogos digitais, porém, quando relacionadas ao design do jogo, são necessárias adaptações a elas, uma vez que o desafio é um fator importante para se proporcionar diversão e, sob a ótica do Erro Humano, o desafio pode ser considerado um erro. A pesquisa utilizou as classificações de Erro Humano, a triangulação de dados coletados via inspeção preventiva de erro e a teoria do fluxo expandida para possibilitar a formulação de um conjunto de princípios com o objetivo de compatibilizar o design de desafios lúdicos com os princípios do Erro Humano. A partir do resultado, conclui-se que a aplicação do Erro Humano no design dos jogos tem um efeito positivo para o jogador, permitindo que ele interaja somente com erros associados à estética do jogo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Guilherme Zaffari, Universidade da Região de Joinville - Univille Universidade Federal do Paraná - UFPR

  1.   Designer Gráfico - Uniritter
  2.   Professor de Design Gráfico e Design de Animação Digital - Univille
  3.   Especialista em Design de Jogos Digitais - PUC-RS
  4.   Mestre em Design da Informação - UFPR

André Luiz Battaiola, Universidade Federal do Paraná - UFPR

UFPR - Universidade Federal do Paraná
SCHLA - Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
DDes - Departamento de Design
LAI-DI - Laboratório de Animação Interativa e Design da Informação

Published

2015-12-30

How to Cite

Zaffari, G., & Battaiola, A. L. (2015). Princípios para o Design de Jogos Digitais com base em Erro Humano. InfoDesign - Journal of Information Design, 12(3), 267–301. https://doi.org/10.51358/id.v12i3.382

Issue

Section

Articles

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.