A sinalização da Universidade CEUMA: Um estudo e análise a partir dos princípios do design de sinalização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v19i1.873

Palavras-chave:

sinalização, análise, orientação, navegação

Resumo

O propósito desse trabalho, voltado para a área do Design de Sinalização, foi a realização da análise da sinalização da Universidade CEUMA do campus Renascença, da cidade de São Luís no estado do Maranhão. Adotou-se a metodologia de D’Agostini (2010), que identifica os problemas por meio da construção e aplicação de uma análise da tarefa, conforme Moraes e Mont’Alvão (2009), com os frequentadores do local. Assim, os 30 participantes apontaram problemas graves na sinalização da universidade, realçando a dificuldade de encontrar o destino desejado (83,33%), o baixo nível de clareza das informações (56,37%), da qualidade das placas (63,33%) e do entendimento da informação fornecida pela sinalização (60%); além do esforço para ler as placas (86,67%), ausência de símbolos (40%) e baixa qualidade da sinalização (53,33%). Tais resultados apontam a necessidade de um redesign na sinalização que considere os pressupostos do wayfinding, pautados nos usuários e no ambiente construído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Guilhon, Universidade Ceuma

Departamento de Design

Valbert Moraes Costa, Universidade Ceuma

Departamento de Design

Downloads

Publicado

2022-04-04

Como Citar

Guilhon, D., & Costa, V. M. (2022). A sinalização da Universidade CEUMA: Um estudo e análise a partir dos princípios do design de sinalização. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 19(1). https://doi.org/10.51358/id.v19i1.873

Edição

Seção

Artigos