O uso da plataforma Moodle por estudantes com deficiência visual: uma análise de interação a partir de pressupostos da usabilidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1156

Resumen

La pandemia de COVID-19 impactó fuertemente la educación, acelerando cambios y exigiendo adaptaciones en métodos y herramientas de enseñanza. El uso de plataformas virtuales se volvió esencial, promoviendo la inclusión o exclusión de estudiantes. Esta práctica continuó después de la pandemia, exigiendo investigaciones y mejoras para diferentes usuarios. Este artículo presenta los resultados de una investigación que analizó la interacción de estudiantes con discapacidad visual con la plataforma Moodle, enfocándose en usabilidad y accesibilidad. La investigación adoptó un enfoque mixto y exploratorio, basado en un estudio de caso, siguiendo los procedimientos de Lima (2012) y los supuestos de la ISO ABNT NBR 9241-171.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Silvio Bernardino de Oliveira, UFCG

Mestre em Design pela UFCG, especialista em Criação e Produção Digital pela UNIESP e graduado em Design Gráfico pelo IFPB. Também é graduado em Música Popular pela UFPB e técnico em Programação de Jogos Digitais pela FATEC/PB. Atualmente, cursa especialização em Intervenção ABA aplicada ao Transtorno do Espectro Autista pela FAMEF, licenciatura em Música com habilitação em guitarra elétrica pela UFPB e Ciências de Dados pela Estácio. Desde 2011, atua como designer gráfico e UX designer, passando por diversos setores, incluindo Marketing e Publicidade. 

Angélica de Souza Galdino Acioly, UFCG

Designer de Produto e Especialista em Ergonomia pela UFPE, Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB e Doutora em Design pela UFPE com o estagio sanduiche na Universidade do Minho, Guimarães, Portugal. Professora Associada do Departamento de Design (DDesign) da Universidade Federal da Paraíba (desde 2007). Vice coordenadora do Laboratório de Projetos do DDesign/UFPB. Professora permanente dos Programas de Pós Graduação em Ergonomia da UFPE (PPErgo) e de Design da UFCG (PPGDesign). Ministra disciplinas na graduação de: Pesquisa aplicada ao Design, Ergonomia, Design para todos, Projeto de Produto e Design de Embalagens, e na pós graduação de: Ergonomia e Usabilidade de Produtos, Sistemas e Produção. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Acessus: Projeto, Tecnologia e Percepção do ambiente construído, desenvolvendo atividades em colaboração com o LACESSE (DAU/UFPB). Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. Pesquisadora nas áreas de Ergonomia, Usabilidade, Acessibilidade, Design Inclusivo, Design Centrado no Usuário e Design e Tecnologia com estudos em Realidade Aumentada.

Publicado

2024-10-07

Cómo citar

Bernardino de Oliveira, S., & de Souza Galdino Acioly, A. (2024). O uso da plataforma Moodle por estudantes com deficiência visual: uma análise de interação a partir de pressupostos da usabilidade. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(2). https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1156

Número

Sección

Artigos