O uso da plataforma Moodle por estudantes com deficiência visual: uma análise de interação a partir de pressupostos da usabilidade
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1156Resumo
O uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) tornou-se bastante frequente durante e após a Pandemia de COVID-19. Gerando assim, um grande desafio – promover uma melhor interação das diferentes plataformas com seus usuários e suas especificidades. Este artigo, portanto, apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a interação de estudantes com deficiência visual com a Plataforma Moodle, com foco na usabilidade. A pesquisa adotou uma abordagem mista e exploratória, baseada em um estudo de caso, seguindo os procedimentos de Lima (2012) e os pressupostos da ISO ABNTNBR9241-171. Como resultados, a pesquisa, em termos gerais, indicou alguns problemas de usabilidade os quais dificultam a autonomia e o envolvimento deste publico, como: interfaces sobrecarregadas de texto, dependência excessiva de recursos visuais para transmitir informações, feedbacks insuficientes nas interações, dentre outros. O artigo apresenta ainda, algumas recomendações para uma melhor adaptação do design da interface da plataforma para o público avaliado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Silvio Bernardino de Oliveira, Angélica de Souza Galdino Acioly
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)