Ensinando através de imagens: a linguagem gráfica da apresentação do experimento sobre fotossíntese da planta elódea em livros didáticos brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v12i3.358Keywords:
experimento, livro didático, memória gráfica brasileira, linguagem gráficaAbstract
As atividades experimentais relatadas em livros didáticos escolares costumam apresentar imagens que complementam a linguagem verbal, auxiliando na demonstração dos materiais, etapas e procedimentos de montagem. Este artigo utilizou os escritos do teórico sobre linguagem gráfica Michael Twyman para analisar 13 imagens que representam um mesmo experimento sobre fotossíntese com a planta elódea, todas elas retiradas de livros didáticos brasileiros publicados em sete décadas do sec. XX e XXI. O artigo foi norteado pelo objetivo de contribuir para a interação entre designers, professores e os demais profissionais envolvidos na criação de materiais didáticos. A análise imagética permitiu relacionar escolhas de design com estratégias pedagógicas. Observou-se, por exemplo, que a abstenção de alguns livros em utilizar imagens compostas por elementos distintos pode originar-se de uma estratégia pedagógica legitimada pela teoria da aprendizagem construtivista.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)