Sobre a definição de inovação em design: O uso da análise de redes para explorar conceitos complexos
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v12i3.362Keywords:
inovação, design, análise de redes, análise de conteúdoAbstract
Este artigo, com o objetivo de compreender as diferentes definições de inovação em design, mapeou todas as citações desse termo em um dos periódicos que melhor reflete o estado da arte das pesquisas desta área. O estudo exploratório, quantitativo e qualitativo foi realizado utilizando-se de uma variante das técnicas de análise de conteúdo e de análise de redes. Com base nos 13 artigos adequados encontrados, discerniu-se 163 categorias semânticas completamente conectadas em uma rede composta por oito clusters. De acordo com o quadro de referência compilado, a inovação em design aparentemente refere-se às alternativas empresariais socialmente aceitas para enfrentar os atuais problemas e os riscos futuros, especialmente através do desenvolvimento de novos produtos voltados para a satisfação das necessidades do mercado.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2015-12-30
How to Cite
Pinheiro, I. R., Merino, E., & Gontijo, L. (2015). Sobre a definição de inovação em design: O uso da análise de redes para explorar conceitos complexos. InfoDesign - Journal of Information Design, 12(3), 357–375. https://doi.org/10.51358/id.v12i3.362
Issue
Section
Articles
License
Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)