Retórica visual na infografia sobre saúde | Visual rhetoric in health infographics
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v13i2.471Keywords:
infografia, retórica visual, figuras de linguagemAbstract
Infográficos são conhecidos pelo amplo emprego de metáforas e outras figuras de linguagem. O presente artigo discute a presença de tais elementos comunicacionais em exemplos de infográficos animados sobre saúde. Os aspectos formais e históricos da infografia são brevemente apresentados e, em seguida, as intersecções do design com a retórica são abordadas, apresentando o conceito de figuras de linguagem e seu uso em peças gráficas. Alguns exemplos de infográficos são listados com o objetivo de apontar a ocorrência das figuras de linguagem conforme sua modalidade (acadêmico, mercadológico ou jornalístico). Por fim, conclui-se que o emprego de elementos da retórica visual pode não apenas variar de acordo com o objeto do infográfico, mas também com as exigências do público-alvo ao qual ele se destina.
The growing volume of text in print and digital media demands a mechanism for assessing the relevance of each material and determine interest, consumption priority or disposal of information. One way to contribute to this decision-making process is to build visual hierarchy. Taking it as an essential resource for information design, this article discusses the historical process by which text is no longer treated as a symmetrical and homogeneous element within the page margins and begins to be exploited asymmetrically and dynamically in New Typography. It is also presented the further systematization of this approach through the grid concept in the International Style. Such contributions, already incorporated into the graphical language adopted by information design, are essential for complex communication projects that require dynamism in consumption of content and articulation of multiple layers of information.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)