Agência como modo de envolvimento com o design da informação

Autores

  • Luciane Fadel UFSC - Brasil
  • António Coelho Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v19i2.1017

Resumo

Este artigo aborda a agência como o principal modo de envolvimento com o design da informação. Estamos particularmente interessados no design da informação em uma interface digital. Consideramos que a agência como um modo de envolvimento pode enquadrar a dimensão do design da informação em uma interface digital. Para isso, foi aplicado o método de leitura atenta para investigar como a interface suporta a agência em dois websites. O interesse pessoal, os pontos de contato e o processamento de informações foram utilizados como lentes analíticas. Os resultados sugerem que o envolvimento com o design da informação pela agência, apoia o projeto da informação em seu aspecto concreto. Por outro lado, o design da informação tende a facilitar todo o escopo da agência no recebimento desta interface. O domínio da ação é o mais evidente devido à dimensão tátil da interatividade e seu efeito imediato sobre a interface. Assim, o reconhecimento da importância do envolvimento por agência pode beneficiar tanto a análise quanto a produção do design da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-24

Como Citar

Fadel, L., & Coelho, A. (2022). Agência como modo de envolvimento com o design da informação. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 19(2). https://doi.org/10.51358/id.v19i2.1017

Edição

Seção

Artigos