Agência como modo de envolvimento com o design da informação
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v19i2.1017Resumo
Este artigo aborda a agência como o principal modo de envolvimento com o design da informação. Estamos particularmente interessados no design da informação em uma interface digital. Consideramos que a agência como um modo de envolvimento pode enquadrar a dimensão do design da informação em uma interface digital. Para isso, foi aplicado o método de leitura atenta para investigar como a interface suporta a agência em dois websites. O interesse pessoal, os pontos de contato e o processamento de informações foram utilizados como lentes analíticas. Os resultados sugerem que o envolvimento com o design da informação pela agência, apoia o projeto da informação em seu aspecto concreto. Por outro lado, o design da informação tende a facilitar todo o escopo da agência no recebimento desta interface. O domínio da ação é o mais evidente devido à dimensão tátil da interatividade e seu efeito imediato sobre a interface. Assim, o reconhecimento da importância do envolvimento por agência pode beneficiar tanto a análise quanto a produção do design da informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luciane Fadel, António Coelho
![Licença Creative Commons](https://i.creativecommons.org/l/by/3.0/88x31.png)
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)