Contribuições do Design Editorial para a Alfabetização Infantil

Authors

  • Sara Copetti Klohn UFRGS
  • Thais Arnold Fensterseifer UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i1.118

Keywords:

design editorial, design de livros, livros infantis

Abstract

Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida junto a crianças de seis a sete anos em uma escola pública municipal, visando à identificação dos fatores em design editorial (tais como tipografia, diagramação, formato e adequação ergonômica, técnicas e estilos de ilustração) mais adequados para estimular o interesse desse público pelos livros e para instigar a aquisição do hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. Para tanto, reúnem-se informações quanto às preferências e aos hábitos infantis no que tange a leitura, relevantes para o futuro desenvolvimento de uma série de livros infantis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sara Copetti Klohn, UFRGS

Mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professora desta mesma Universidade e tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: design gráfico, pictogramas, percepção visual e sustentabilidade.

Thais Arnold Fensterseifer, UFRGS

Graduanda em Design Visual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem experiência na área de Comunicação Visual, atuando principalmente nas seguintes áreas: design editorial, design gráfico e design de interfaces.

Published

2013-04-11

How to Cite

Klohn, S. C., & Fensterseifer, T. A. (2013). Contribuições do Design Editorial para a Alfabetização Infantil. InfoDesign - Brazilian Journal of Information Design, 9(1), 45–51. https://doi.org/10.51358/id.v9i1.118

Issue

Section

Undergraduate Research