Contribuições do Design Editorial para a Alfabetização Infantil

Autores/as

  • Sara Copetti Klohn UFRGS
  • Thais Arnold Fensterseifer UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i1.118

Palabras clave:

design editorial, design de livros, livros infantis

Resumen

Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida junto a crianças de seis a sete anos em uma escola pública municipal, visando à identificação dos fatores em design editorial (tais como tipografia, diagramação, formato e adequação ergonômica, técnicas e estilos de ilustração) mais adequados para estimular o interesse desse público pelos livros e para instigar a aquisição do hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. Para tanto, reúnem-se informações quanto às preferências e aos hábitos infantis no que tange a leitura, relevantes para o futuro desenvolvimento de uma série de livros infantis.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sara Copetti Klohn, UFRGS

Mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professora desta mesma Universidade e tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: design gráfico, pictogramas, percepção visual e sustentabilidade.

Thais Arnold Fensterseifer, UFRGS

Graduanda em Design Visual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem experiência na área de Comunicação Visual, atuando principalmente nas seguintes áreas: design editorial, design gráfico e design de interfaces.

Publicado

2013-04-11

Cómo citar

Klohn, S. C., & Fensterseifer, T. A. (2013). Contribuições do Design Editorial para a Alfabetização Infantil. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(1), 45–51. https://doi.org/10.51358/id.v9i1.118

Número

Sección

Iniciação Científica