Contribuições do Design Editorial para a Alfabetização Infantil

Autores

  • Sara Copetti Klohn UFRGS
  • Thais Arnold Fensterseifer UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i1.118

Palavras-chave:

design editorial, design de livros, livros infantis

Resumo

Este artigo apresenta a metodologia e os resultados de uma pesquisa de campo desenvolvida junto a crianças de seis a sete anos em uma escola pública municipal, visando à identificação dos fatores em design editorial (tais como tipografia, diagramação, formato e adequação ergonômica, técnicas e estilos de ilustração) mais adequados para estimular o interesse desse público pelos livros e para instigar a aquisição do hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. Para tanto, reúnem-se informações quanto às preferências e aos hábitos infantis no que tange a leitura, relevantes para o futuro desenvolvimento de uma série de livros infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Copetti Klohn, UFRGS

Mestre em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é professora desta mesma Universidade e tem interesse nas seguintes áreas de pesquisa: design gráfico, pictogramas, percepção visual e sustentabilidade.

Thais Arnold Fensterseifer, UFRGS

Graduanda em Design Visual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem experiência na área de Comunicação Visual, atuando principalmente nas seguintes áreas: design editorial, design gráfico e design de interfaces.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Klohn, S. C., & Fensterseifer, T. A. (2013). Contribuições do Design Editorial para a Alfabetização Infantil. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(1), 45–51. https://doi.org/10.51358/id.v9i1.118

Edição

Seção

Iniciação Científica