Visualização da trajetória de navegação de usuários em ambiente virtual de aprendizagem | Visualizing user navigation path in a virtual learning environment

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v14i1.444

Palavras-chave:

Visualização de dados, comportamento navegacional, experiência do usuário

Resumo

Sistemas de aprendizagem a distância crescem exponencialmente, e como todas soluções a base web estes ambientes educacionais também geram grande quantidade de dados sobre seus usuários. Como registros navegacionais, por exemplo. Os dados referente a cada local acessado são armazenados no banco de dados em formato de log (registro), porém quando estratificados e apresentados em sua forma bruta não possuem qualquer viabilidade de entendimento. É neste cenário em que a visualização de dados tem sido amplamente adotada, com a utilização de objetos visuais para representação de dados abstratos ao transformá-los em informações significativas e efetivas para uma determinada análise e tomada de decisão. Assim a presente pesquisa apresenta uma proposta de visualização da trajetória de navegação de usuários em um ambiente virtual de aprendizagem, o Trilhas Autoatendimento Sebrae, com conteúdos de ensino à microempreendedores e empresários. O resultado desta pesquisa apresenta uma visualização e estática, referente aos dados de 3 usuários cadastrados no Trilhas Autoatendimento, sendo possível observar suas respectivas trajetórias de navegação e subtrair algumas análises quanto a sua experiência de navegação.

Distance learning environments grow exponentially, and as all web based solutions, these environments generate large quantity of data about users, as for example their navigational records. However, when stratified and presented in raw form these data are very hard to be understood. In this scenario, data visualization has been adopted, using visual objects to represent abstract data . These objects transform data into meaningful and effective information so they can be used for specific analysis and decision-making. This research proposes a visual display for the user's navigation trajectory in a virtual learning environment, more specific the Trails from SEBRAE, which is offered to micro entrepreneurs and entrepreneurs. The result shows a static display, which represents the data of 3 registered users. This representation makes possible to observe their respective trajectories and to analyze their navigation experience.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Elisa Althoff Ghizzo Sagáz, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Desenho Industrial Habilitação Programação Visual. Especialização em Design Experencial.

Downloads

Publicado

2017-04-26

Como Citar

Althoff Ghizzo Sagáz, A. E., & Fadel, L. M. (2017). Visualização da trajetória de navegação de usuários em ambiente virtual de aprendizagem | Visualizing user navigation path in a virtual learning environment. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 14(1), 46–66. https://doi.org/10.51358/id.v14i1.444

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)