Guias com recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público de baixa visão: avaliação sob ótica do Design Centrado no Humano

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i1.1125

Resumen

Etapa crucial no desenvolvimento de um produto ou sistema, a avaliação está intrinsecamente ligada a processos de Design que partem de uma abordagem centrada no humano. Sendo assim, este artigo tem por objetivo apresentar todo o processo de construção e aplicação da etapa de avaliação de dois guias de recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público com baixa visão. Estes guias foram desenvolvidos sob a ótica do design inclusivo e, neste caso, além de trazer um conteúdo simples para o público atendido, eles deveriam atender a especificações de acessibilidade. O processo contou com duas rodadas de avaliação dos guias propostos: (1) avaliação com especialistas de Design e docente com baixa visão e; (2) docentes especialistas na educação de pessoas com baixa visão. Ambas as rodadas foram substanciais e complementares e trouxeram insights de melhorias e aperfeiçoamento dos materiais finais por parte da equipe de desenvolvimento. Os resultados reforçam a importância da avaliação para um resultado consistente e bem embasado, levando em consideração o público almejado e um repertório comunicacional claro e simples.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Bueno, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharela em Design Gráfico pela UFPR (2007), Mestra e Doutora em Ciência da Computação pela UFPR (2009, 2014). Atualmente, é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Emilia Christie Picelli Sanches, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Bacharela em Design pela UTFPR (2015), Mestra e Doutora em Design da Informação pela UFPR (2018, 2023). Atualmente é professora substituta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Karina de Abreu Antoniolli, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharela em Design Gráfico pela UFPR (2021), Mestra em Design da Informação pela UFPR (2024).

Marluce Reque, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharela em Design Gráfico pela UFPR (2018), Mestra em Design da Informação pela UFPR (2023).

Caroline Rodrigues de Lima, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Bacharela em Design Gráfico pela UFPR (2022).

Publicado

2024-04-29

Cómo citar

Bueno, J., Picelli Sanches, E. C., de Abreu Antoniolli, K., Reque, M., & Rodrigues de Lima, C. (2024). Guias com recomendações para o desenvolvimento de materiais didáticos para o público de baixa visão: avaliação sob ótica do Design Centrado no Humano. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(1). https://doi.org/10.51358/id.v21i1.1125

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a