Proposta de metodologia de testes para avaliar a percepção visual e a preferência subjetiva de crianças surdas

Autores/as

  • Juliana Bueno UFPR
  • André Luiz Alencar de Mendonça UFPR
  • Laura Sánchez García UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v10i2.224

Palabras clave:

Crianças surdas, Língua de sinais, Percepção visual, Gestalt

Resumen

O emprego de testes com crianças surdas para avaliar características visuais é o ponto central desta pesquisa. É proposta uma metodologia de teste enfocando aspectos da percepção visual e preferência subjetiva para cor deste público. Tal metodologia tem por objetivo medir quais variáveis visuais influenciam de modo positivo na realização de tarefas em materiais didáticos utilizados para a aprendizagem em contexto ensino bilíngue de surdos. Os testes são descritos em detalhes, a fim de serem replicáveis em outras escolas e foram validados em um estudo de caso que gerou algumas discussões de ordem qualitativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Bueno, UFPR

Possui graduação em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná/UFPR (2006), é mestre (2009) e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática, também, pela UFPR (área de IHC).
Atua principalmente nas seguintes áreas: design de interfaces, inclusão digital, acessibilidade, design educacional e letramento bilíngue de crianças surdas.

André Luiz Alencar de Mendonça, UFPR

Possui graduação em Engenharia Florestal pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia (2003), Especialização em Geotecnologias, Mestrado e Doutorado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná. Atua principalmente nas seguintes áreas: investigação e desenvolvimento mapas interativos para web, cartografia e Sistemas de Informação Geográfica, softwares design e acessibilidade em interfaces e bancos de dados geográficos.

Laura Sánchez García, UFPR

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (1981), Mestrado em Informática (1990) e Doutorado em Ciência da Computação (1995) pela PUCRIO.
É professora associada do Departamento de Informática da UFPR. Atualmente desenvolve trabalhos nos seguintes temas: ambientes colaborativos inclusivos, ambientes acessíveis, ambientes de apoio ao ensino e à aprendizagem via web, ferramentas de apoio à representação e ao processamento de conhecimento linguístico.

Cómo citar

Bueno, J., Mendonça, A. L. A. de, & García, L. S. (2013). Proposta de metodologia de testes para avaliar a percepção visual e a preferência subjetiva de crianças surdas. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 10(2), 207–223. https://doi.org/10.51358/id.v10i2.224

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a