Incidência dos modos de simbolização da Linguagem Gráfica em Materiais Educativos Impressos para Promoção da Saúde | Incidence of Graphic Language Symbolization Modes in Printed Educational Materials for Health Promotion

Autores

  • Ranielder Fábio de Freitas Centro Universitário UniFanor/Wyden https://orcid.org/0000-0003-4946-5047
  • Hans da Nobrega Waechter Programa de Pós-Graduação em Design Universidade Federal de Pernambuco
  • Solange Galvão Coutinho Programa de Pós-Graduação em Design Universidade Federal de Pernambuco
  • Fabiane do Amaral Gubert Departamento de Enfermagem Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v17i2.758

Palavras-chave:

design da informação, linguagem gráfica, materiais educativos impressos, promoção da saúde

Resumo

O presente estudo teve como objetivos a sistematização de informações da incidência dos Modos de Simbolização da Linguagem Gráfica (LG) nos conteúdos dos Materiais Educativos Impressos-MEIs para Promoção da Saúde no Brasil, tal como a identificação de fragilidades. Como fonte de pesquisa, utilizou-se a Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS-MS), que disponibiliza virtualmente o maior acervo de MEIs sobre saúde do Brasil. Valeu-se de descritores referentes à temática em questão nas áreas de: Prevenção das IST/Aids; Prevenção ao mosquito Aedes aegypti; Doenças Crônico Degenerativas (Hipertensão e Diabetes) e o Aleitamento Materno/Alimentação Complementar. Após isso, categorizou-se as informações quantitativas e fez-se a análise dos elementos compositivos dos MEIs à luz do Design da Informação. Os resultados permitiram uma compreensão, por meio da análise, da representação dos conteúdos informacionais que servirão como base norteadora para adaptação de futuras estratégias para composição gráficas mais eficientes em saúde, com a contribuição do Design da Informação.

****

The present study aimed at systematizing information on the incidence of Graphic Language Symbolization Modes (GL) in the contents of Printed Educational Materials-PEMs for Health Promotion in Brazil, as well as the identification of weaknesses. As a source of research, it was used the Virtual Health Library of the Ministry of Health (BVS-MS), which provides virtually the largest collection of health PEMs in Brazil. Was used descriptors related to the theme in question in the areas of: Prevention of STI/AIDS; Aedes aegypti prevention; Chronic Degenerative Diseases (Hypertension and Diabetes) and Breast Feeding/Complementary Eating. After that, the quantitative information was categorized and the compositional elements of the PEMs were analyzed in the light of Information Design. The results allowed an understanding, through analysis, of the representation of informational contents that will serve as a guiding basis for the adaptation of future strategies for more efficient graphic composition in health, with the contribution of Information Design.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ranielder Fábio de Freitas, Centro Universitário UniFanor/Wyden

Doutor e mestre em Design da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); bacharel em Design pela Faculdades Nordeste - Fanor. No campo do Design da Informação, está envolvido com o estudo de metodologias de desenvolvimento e validação de artefatos impressos e digitais, sob a perspectiva da Linguagem Gráfica e compreensão dos usuários. Sob o prisma do Design Gráfico, tem experiência com metodologias que incidem sob aspectos da Gestão do Design, Economia Criativa, Planejamento e Produção Gráfica, Branding, UX e UI. É pesquisador integrante do grupo de pesquisa de Design da Informação (CNPq) da UFPE e membro da Sociedade Brasileira de Design da Informação (SBDI).

Hans da Nobrega Waechter, Programa de Pós-Graduação em Design Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Desenho Industrial I Programação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), mestrado em Master en Comunicación Audiovisual y Publicidad - Universidad Autónoma de Barcelona (2000) e Doutorado em Programa de Doctorado en Comunicación Audiovisual e Publicidad - Universidad Autónoma de Barcelona (2004). Atualmente é professor Adjunto 4 do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco, membro do colegiado do Bacharelado em Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design da informação, design gráfico, linguagem gráfica, design e sustentabilidade.

Solange Galvão Coutinho, Programa de Pós-Graduação em Design Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Comunicação Visual pela Universidade Federal de Pernambuco (1980), doutorado em Typography & Graphic Communication - University of Reading (1998). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Pernambuco e Pesquisador PQ2/CNPq, Pesquisador do CRICC - Centre de Recherche Image, Culture et Cognition da Paris 1 - Pantheon Sorbonne. Membro do Comitê Científico do Archives George Henry Luquet, França; Líder dos Grupos de Pesquisa em Design da Informação e RIDE - Rede Internacional Design/Educação. Membro do Conselho Editorial da InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação e da Estudos em Design. Membro da: Sociedade Brasileira de Design da Informação - SBDI; Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP; International Society for Education Through Art; The Ephemera Society; Associação Brasileira Ergonomia - ABERGO e Diretora de Inovação da UFPE. Tem experiência na área de Design, atuando principalmente nos seguintes temas: design da informação, design/educação, linguagem gráfica, memória gráfica, dispositivos educacionais.

Fabiane do Amaral Gubert, Departamento de Enfermagem Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta IV da Universidade Federal do Ceará, atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, orientando alunos de Mestrado e Doutorado. Também é docente permanente e Vice Coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) FIOCRUZ da nucleadora UFC. Graduou-se no Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006) e concluiu Mestrado em Enfermagem pela UFC (2008) e Doutorado em Enfermagem (2011) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Educação em Saúde, atuando principalmente na área de Saúde da criança e do Adolescente no contexto das Políticas de Saúde na Atenção Básica.

Downloads

Publicado

2020-11-25

Como Citar

de Freitas, R. F., Waechter, H. da N., Coutinho, S. G., & Gubert, F. do A. (2020). Incidência dos modos de simbolização da Linguagem Gráfica em Materiais Educativos Impressos para Promoção da Saúde | Incidence of Graphic Language Symbolization Modes in Printed Educational Materials for Health Promotion. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 17(2), 29–48. https://doi.org/10.51358/id.v17i2.758

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>