Metodologia para adaptação de conteúdo editorial imagético para deficientes visuais
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v9i3.142Keywords:
metodologia de design editorial, adaptação inclusiva, deficientes visuaisAbstract
O objetivo desse artigo é apresentar uma metodologia para adaptar representações gráficas de um produto editorial para crianças com deficiência visual congênita, ou seja, aquelas que já nasceram com a deficiência ou a adquiriram até os cinco anos de idade. As pesquisas teóricas elucidaram o assunto e a pesquisa de campo observacional com as crianças foram imprescindíveis para a efetivação do projeto inclusivo. Utilizando técnicas de produção gráfica diferenciadas e independentes do método braile, o projeto de adaptação inclusiva visa estimular as habilidades sinestésicas necessárias à pré-alfabetização – a partir de pesquisa, identificação e análise de materiais direcionados – através da tradução intersemiótica para posterior adaptação gráfica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-05-07
How to Cite
Adam, D. L., & Calomeno, C. (2013). Metodologia para adaptação de conteúdo editorial imagético para deficientes visuais. InfoDesign - Journal of Information Design, 9(3), 201–215. https://doi.org/10.51358/id.v9i3.142
Issue
Section
Undergraduate Research
License
Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)