Desenvolvimento de material didático instrucional para Geometria Descritiva: uma experiência de design participativo

Carlo Alessandro Zanetti Pece, Stephania Padovani, Diego Mafioletti, Anna Carolina Murata Galeb, Pedro Serigheli da Rocha Paranhos

Resumo


O presente estudo tem como objetivo desenvolver, através de uma abordagem de design participativo, material didático instrucional para o ensino de GD, particularmente voltado a alunos de cursos de Design.
Para tal, realizou-se inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Geometria Descritiva, enfocando principalmente o papel das representações gráficas no aprendizado dos conceitos e princípios desse domínio. A produção do material didático ocorreu no contexto da própria disciplina de GD, ou seja, os próprios alunos, orientados pelo professor, realizaram anotações e propuseram sugestões do que poderia ser
melhorado no material. Sendo o material desenvolvido mais dinâmico, os alunos sentiram-se estimulados e, consequentemente, mais motivados para o estudo de GD. Observou-se uma ampliação do diálogo discentediscente,
assim como discente-docente sobre a disciplina, surgindo frequentemente propostas de melhoramento. Essas propostas vêm sendo discutidas, dentre as quais destaca-se a criação de artefatos concretos, demonstrando aspectos básicos da disciplina. O material reformulado continua sendo utilizado pelas turmas subseqüentes de Geometria Descritiva, assim como referência para outras disciplinas relacionadas.

[ Download ]


Palavras-chave


Material didático; Geometria Descritiva; design participativo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.