Desenvolvimento de material didático instrucional para Geometria Descritiva: uma experiência de design participativo

Autores

  • Carlo Alessandro Zanetti Pece
  • Stephania Padovani
  • Diego Mafioletti
  • Anna Carolina Murata Galeb
  • Pedro Serigheli da Rocha Paranhos

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v6i1.66

Palavras-chave:

Material didático, Geometria Descritiva, design participativo

Resumo

O presente estudo tem como objetivo desenvolver, através de uma abordagem de design participativo, material didático instrucional para o ensino de GD, particularmente voltado a alunos de cursos de Design.
Para tal, realizou-se inicialmente uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Geometria Descritiva, enfocando principalmente o papel das representações gráficas no aprendizado dos conceitos e princípios desse domínio. A produção do material didático ocorreu no contexto da própria disciplina de GD, ou seja, os próprios alunos, orientados pelo professor, realizaram anotações e propuseram sugestões do que poderia ser
melhorado no material. Sendo o material desenvolvido mais dinâmico, os alunos sentiram-se estimulados e, consequentemente, mais motivados para o estudo de GD. Observou-se uma ampliação do diálogo discentediscente,
assim como discente-docente sobre a disciplina, surgindo frequentemente propostas de melhoramento. Essas propostas vêm sendo discutidas, dentre as quais destaca-se a criação de artefatos concretos, demonstrando aspectos básicos da disciplina. O material reformulado continua sendo utilizado pelas turmas subseqüentes de Geometria Descritiva, assim como referência para outras disciplinas relacionadas.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlo Alessandro Zanetti Pece

Carlo Alessandro Zanetti Pece é pós-doutor pelo ITA, onde também obteve seu doutorado (2003),
mestrado (1995) e graduação (1993). É professor adjunto e pesquisador do Departamento
Acadêmico de Desenho Industrial da UTFPR. Seus interesses envolvem assuntos na interface
entre o Design, a Ergonomia e a Engenharia. Professor Pece lecionou em diversas instituições,
incluindo: Design em Brunel (Inglaterra), Engenharia Mecânica no ITA, UFPB e UFPE e Engenharia de Produção na UFPB.

Stephania Padovani

Stephania Padovani é graduada em Desenho Industrial pela ESDI-UERJ (1996), mestre em
Design pela PUC-RJ (1998) e doutora em Ergonomia Cognitiva pela Loughborough University /
Inglaterra (2001). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq [nível 2], professora e
pesquisadora do Departamento de Design e do Programa de Pós-graduação em Design da UFPR.
Suas principais áreas de atuação são ergonomia da interação humano-computador, web design e
design da informação, com enfoque nos temas de hipermídia, usabilidade de interfaces e métodos
de design centrado no usuário.

Diego Mafioletti

Diego Mafioletti é estudante de graduação em Design da Universidade Tecnológica Federal do
Paraná. É participante de um grupo de pesquisa que busca a inclusão de paraplégicos na
informática. Seus interesses envolvem assuntos na interface entre o Design, a Ergonomia e a
Engenharia.

Anna Carolina Murata Galeb

Anna Carolina Murata Galeb é estudante de graduação em Design pela Universidade Tecnológica
Federal do Paraná. É monitora da disciplina de Geometria Descritiva na UTFPR. Seus interesses
envolvem o debate sobre Design Social, Filosofia e Sociologia.

Pedro Serigheli da Rocha Paranhos

Pedro Serigheli da Rocha Paranhos é estudante de graduação em Design pela Universidade
Tecnológica Federal do Paraná. Seus interesses envolvem o estudo da tipografia e comunicação
visual.

Como Citar

Pece, C. A. Z., Padovani, S., Mafioletti, D., Galeb, A. C. M., & Paranhos, P. S. da R. (2010). Desenvolvimento de material didático instrucional para Geometria Descritiva: uma experiência de design participativo. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 6(1), 1–14. https://doi.org/10.51358/id.v6i1.66

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>