Estudo exploratório sobre satisfação e preferências dos usuários: mecanismos de interação em infografia para smartphones

Autores

  • Evelyn Henkel Universidade Federal do Paraná
  • Stephania Padovani UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v18i1.740

Palavras-chave:

Infografia, mobile, smartphones

Resumo

Esse artigo é uma síntese de uma pesquisa exploratória que objetivou identificar mecanismos de interação em infográficos em smartphones, verificando como os usuários interagem com eles e suas preferências no que tange aos aspectos de interação. O método consistiu em revisão sistemática de literatura, estudo analítico e ensaio de interação. Desenvolveu-se instrumentos necessários para análise dos infográficos, e o questionário do Ensaio de Interação. Fez-se análise de 27 infográficos no suporte smartphone, e realizou-se ensaios de interação com 14 usuários. Como resultados, constatou-se: a carência de literatura acerca da temática; infográficos para smartphones não têm autonomia; são muito parecidos entre si; e não exploram as vantagens do meio digital. Por fim, foi constatado que os usuários preferem infográficos simples, concisos, intuitivos, interativos, animados, e "dinâmicos”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-09-09 — Atualizado em 2021-12-20

Versões

Como Citar

Henkel, E., & Padovani, S. (2021). Estudo exploratório sobre satisfação e preferências dos usuários: mecanismos de interação em infografia para smartphones. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 18(1). https://doi.org/10.51358/id.v18i1.740 (Original work published 9º de setembro de 2021)

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>