Reflexões sobre a mídia exterior em paisagens preservadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1146

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação sobre a mídia exterior em centros históricos tombados, em cujas paisagens urbanas sobressaem referências simbólicas, sentimentais e culturais. O objetivo é avaliar a mídia exterior instalada no âmbito das edificações e a percepção de diferentes usuários. Foi estabelecido um recorte espacial, no contexto do Centro Histórico tombado de Laguna/SC. A pesquisa, qualitativa e exploratória, envolveu o levantamento de campo e entrevistas, totalizando 41 participantes. Em relação ao levantamento de campo, evidenciou-se que devido à restritividade das diretrizes já existentes no local, poucos estabelecimentos comerciais estão de acordo com a normativa. Já a análise de conteúdo, utilizada como tratamento dos dados das entrevistas, revelou consonâncias e dissonâncias no discurso dos diferentes grupos entrevistados, e entre indivíduos de um mesmo grupo amostral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liriane Baungratz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora colaboradora da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutoranda no programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Vanessa Casarin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente permanente do Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Baungratz, L., & Casarin, V. (2024). Reflexões sobre a mídia exterior em paisagens preservadas. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 21(2). https://doi.org/10.51358/id.v21i2.1146

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)