Investigando a compreensão de representações diagramáticas utilizadas em análise da tarefa: um estudo comparativo entre modelagem hierárquica e seqüencial

Autores

  • Stephania Padovani UFPR
  • Kelli Cristine Assis Silva Smythe UFPR

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v8i2.125

Palavras-chave:

Representação gráfica, análise da tarefa, experimento

Resumo

O presente estudo tem como objetivo verificar a facilidade de produção e compreensão de representações diagramáticas empregadas pelos métodos de análise da tarefa por estudantes de design. Visando atingir tal propósito, realizou-se um levantamento de representações gráficas de decomposição de tarefa na literatura especializada, seguido de estudo experimental comparando duas formas de decomposição específicas: diagrama hierárquico e diagrama seqüencial de decomposição da tarefa. Os resultados demonstraram que a maioria dos participantes preferiu o diagrama seqüencial em praticamente todos os critérios de avaliação empregados. Entretanto, os participantes concluíram que ambos os diagramas seriam úteis durante a análise da tarefa, sendo que a escolha do diagrama dependeria do desdobramento desejado pelo analista após a decomposição da tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephania Padovani, UFPR

 

É graduada em Desenho Industrial pela ESDI-UERJ (1996), mestre em Design pela PUC-RJ (1998) e doutora em Ergonomia Cognitiva pela Loughborough University /Inglaterra (2001). É professora e pesquisadora do Departamento de Design e do Programa de Pós-graduação em Design da UFPR. Suas principais áreas de atuação são ergonomia da interação humano-computador, web design e design da informação, com enfoque nos temas de hipermídia, usabilidade de interfaces e métodos de design centrado no usuário.

 

Kelli Cristine Assis Silva Smythe, UFPR

É graduada em Design (habilitação em Design Gráfico) pela Universidade Federal do Paraná, instituição onde também foi bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Atualmente é bolsista AT (CNpq) em projeto de pesquisa sobre instruções interativas que se utilizam de animação, além de aluna especial do mestrado de design da UFPR. Seus principais temas de interesse são sustentabilidade aplicada ao design gráfico, design centrado no usuário e educação em design.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Padovani, S., & Smythe, K. C. A. S. (2013). Investigando a compreensão de representações diagramáticas utilizadas em análise da tarefa: um estudo comparativo entre modelagem hierárquica e seqüencial. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 8(2), 25–38. https://doi.org/10.51358/id.v8i2.125

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>