Design da informação na construção do planejamento gráfico do jornal-laboratório Expresso | Information design in the construction of the graphic design of the newspaper laboratory Expresso
DOI:
https://doi.org/10.51358/id.v15i2.636Keywords:
Design, Jornalismo, jornal laboratório.Abstract
Em tempos onde o jornalismo impresso é motivo de desânimo e desinteresse entre os acadêmicos de jornalismo, uma experiência de interdisciplinaridade conseguiu dar uma nova identidade ao fazer jornal impresso na Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava – Paraná. Esse artigo é um relato de experiência da disciplina de Design em jornalismo realizada durante o ano de 2017, que teve como principal objetivo instigar os alunos a compreenderem o papel do jornalismo impresso na sociedade e estimular os mesmos a pensarem novas ferramentas e alternativas para ampliação das leituras do jornal no município. Como resultado final, houve a participação mais efetiva dos acadêmicos e um planejamento gráfico diferente de tudo o que já havia sido proposto na Instituição de Ensino. Além dos alunos envolvidos no projeto, a construção desse planejamento diferenciado também motivou acadêmicos dos demais anos letivos a pensarem no design da notícia como ferramenta crucial para o jornalismo impresso.
***
In times when newspaper is a source of discouragement and disinterest among journalism scholars, an interdisciplinary experience has been able to give a new identity when making printed newspaper at the State University of the Midwest, Guarapuava - Paraná. This article is an account of the experience of the Design discipline in journalism during the year 2017, whose main objective was to instigate students to understand the role of print journalism in society and to encourage them to think about new tools and alternatives for reads the newspaper in the municipality. As a final result, there was more effective participation of the academics and a different graphic planning of everything that had already been proposed in the Teaching Institution. In addition to the students involved in the project, the construction of this differentiated planning also motivated scholars from other school years to think about news design as a crucial tool for journalism.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)