Um mapeamento de estudos de cores frente ao Modelo SENS|ORG|INT de percepção visual de modo a identificar princípios cromáticos que tendem a ser generalizáveis aos seres humanos

Autores

  • Paula Csillag ESPM

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v8i2.127

Palavras-chave:

cor, percepção visual, design

Resumo

Este artigo discute teorias existentes sobre cor e como estas relacionam-se com o modelo de percepção visual SENS|ORG|INT, que pode ser usado no design. O intuito principal deste modelo é diferenciar conceitos e princípios de design e linguagem visual que tendem a ser generalizáveis a todos os seres humanos com visão normal, daqueles conceitos e princípios que não tendem. Estes últimos são culturais, aprendidos ou interpretados de alguma forma pelo observador. Além deste, há um outro motivo para a elaboração deste modelo que é a intenção de unificar a interdisciplinaridade do estudo da percepção. Encontram-se estudos sobre percepção visual advindos de diferentes disciplinas como, psicologia, neurologia, design e artes. Com esta estrutura, agora aplicada a cor, profissionais que lidam com imagética podem diferenciar conceitos relacionados à sintaxe da linguagem cromática válidos como “leis”, daqueles conceitos que não podem ser generalizados a todos os seres humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Csillag, ESPM

Dra. ESPM. É especialista e consultora em cores. Doutora e Mestre, é professora universitária do Curso de Graduação em Design da ESPM. Tem graduação em Artes Plásticas com Bacharelado em Pintura pela ECA-USP. Foi eleita em 2008 membro da Diretoria da International Visual Literacy Association (IVLA), onde em 2009 também foi eleita Vice Presidente. A partir de 2011 é membro do conselho científico e Vice Presidente da Associação Pró-Cor.

Downloads

Publicado

2013-04-11

Como Citar

Csillag, P. (2013). Um mapeamento de estudos de cores frente ao Modelo SENS|ORG|INT de percepção visual de modo a identificar princípios cromáticos que tendem a ser generalizáveis aos seres humanos. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 8(2), 39–47. https://doi.org/10.51358/id.v8i2.127

Edição

Seção

Artigos