Teoria das Representações Sociais como ferramenta metodológica nos processos de Design

Autores

  • Maria Carolina Maia Monteiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Silvio Romero Botelho Barreto Campello Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v10i3.204

Palavras-chave:

teoria das representações sociais, metodologia, design

Resumo

Este artigo apresenta as possibilidades de aplicação a Teoria das Representações Sociais no campo do Design da Informação, particularmente no desenvolvimento de artefatos cujas interfaces estejam de alguma forma vinculadas às vivências dos indivíduos nos grupos sociais nos quais estejam inseridos. Descreve os resultados obtidos com a confecção de um jogo de tabuleiro ambientado e configurado para ensinar e valorizar o sentimento de pertencimento a um bairro histórico e socialmente relevante da Zona do Sul do Recife, capital do estado de Pernambuco, e aponta a possibilidade de que o uso de um artefato feito sob medida para uma realidade local consiga acessar o campo das representações já compartilhadas entre os grupos de moradores, havendo indícios também de contribuição nos processos de ensino e aprendizagem de conteúdos, tanto os que foram oferecidos pela ferramenta quanto os já trabalhados em sala de aula ou no convívio familiar

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Biografia do Autor

Maria Carolina Maia Monteiro, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista formada pela UFPE em 1999. Mestre em Design pela UFPE (ano de conclusão - 2012). Atualmente é doutoranda do programa de Pós-Graduação em Design da UFPE

Silvio Romero Botelho Barreto Campello, Universidade Federal de Pernambuco

PhD, UFPE, Bolsista do CNPq - Brasil

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Publicado

2014-02-03

Como Citar

Maia Monteiro, M. C., & Botelho Barreto Campello, S. R. (2014). Teoria das Representações Sociais como ferramenta metodológica nos processos de Design. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 10(3), 274–292. https://doi.org/10.51358/id.v10i3.204

Edição

Seção

Artigos