Design de interface sistematizado como processo de produto

Autores

  • Jaire Ederson Passos UFRGS
  • Tânia Luisa Koltermann da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v9i3.137

Palavras-chave:

design, interação, interface, metodologia

Resumo

Este artigo relata a proposição de metodologia para o design de interface sistematizado como processo de desenvolvimento de produto, considerando princípios de design de interação e aspectos de usabilidade e ergonomia. A composição de metodologia que agrega ferramentas do processo de produto, como o desdobramento da função qualidade, a princípios do design gráfico e do design de interação objetiva fornecer forte embasamento científico para as usualmente aplicadas heurísticas do design de interface. Nesse sentido, a pesquisa recorre ainda a referências de engenharia de software e de arquitetura da informação, além de princípios de composição visual. Para validação do processo, desenvolveu-se a interface do ambiente digital HyperCAL online (módulo do professor), um projeto do Grupo de Pesquisa Virtual Design, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desenvolvido para apoiar o ensino presencial de Design e Expressão Gráfica nos cursos de graduação da universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaire Ederson Passos, UFRGS

Mestre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER), atua como professor nos cursos de Design Visual e de Design de Produto nas disciplinas de Projeto Editorial e Hipermídia. Pesquisa design de interface, arquitetura da informação, processo de desenvolvimento de produto e planejamento visual.

Tânia Luisa Koltermann da Silva, UFRGS

Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professora do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós-Graduação em Design. Atua principalmente nos seguintes temas: geometria descritiva, objetos de aprendizagem, aprendizagem, ensino, hipermídia adaptativa, projeto de produto, tecnologia assistiva e metodologia de pesquisa.

Downloads

Publicado

2013-05-07

Como Citar

Passos, J. E., & da Silva, T. L. K. (2013). Design de interface sistematizado como processo de produto. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 9(3), 178–188. https://doi.org/10.51358/id.v9i3.137

Edição

Seção

Artigos