Design da Informação para Educação

Autores

  • Solange Galvão Coutinho [UFPR]

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v3i1/2.27

Palavras-chave:

Educação, Design da Informação, Pesquisa

Resumo

Este artigo apresenta a relação intrínseca entre Design da Informação e Educação utilizando como objeto de
estudo os artefatos gráficos. O propósito é apresentar algumas inquietações acerca da concepção de Arte e
do universo imagético na escola, e do estado dos artefatos educacionais adotados para este fim no Brasil.
Este trabalho, de certa forma, se propõe a uma reflexão do passado que permite compreender, no presente,
a natureza da relação conflitante entre conteúdo e forma de tais artefatos. Apresenta experiências de
pesquisas em Design da Informação do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco
voltadas à prática educacional, discutindo a responsabilidade do Designer da Informação neste campo.

[ Download ]

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Solange Galvão Coutinho, [UFPR]

Solange Galvão Coutinho é designer com interesse em design da informação e educação. Ph.D
em Tipografia e Comunicação Gráfica pela Universidade de Reading, Inglaterra (1998). Desde
1986, é professora e pesquisadora do Departamento de Design da UFPE. Líder do Grupo de
Pesquisa em Design da Informação criado em 2001. Atualmente é Diretora de Cultura da UFPE.
Membro da Equipe do Centre de Recherche Images, Culure et Cognitions (CRICC) da Université
Paris 1 - Panthéon Sorbonne.

Publicado

2010-09-17

Como Citar

Coutinho, S. G. (2010). Design da Informação para Educação. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 3(1/2), 42–53. https://doi.org/10.51358/id.v3i1/2.27

Edição

Seção

Ponto de Vista

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>