Pictogramas, categorias e iconotipos: Uma análise em aplicativos de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) | Pictograms, categories and icons: An analysis in augmentative and alternative communication applications (AAC)

Autores

  • kamyla lemes soares Universidade do estado de santa catarina UDESC
  • Gabriela Botelho Mager Universidade do estado de santa catarina UDESC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v17i1.701

Palavras-chave:

Pictogramas, Comunicação aumentativa e alternativa, design de interação, psicologia cognitiva, ergonomia

Resumo

O artigo propõe uma análise da capacidade comunicacional de pictogramas e suas categorias em um aplicativo de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) que torne possível a comunicação de pessoas não falantes. O estudo tem como base a psicologia cognitiva, o design de interação e as definições e propriedades dos pictogramas e iconotipos. A partir desta perspectiva teórica, foi feita uma análise das categorias e pictogramas desenvolvidos e utilizados pelo aplicativo Let me talk de CAA. O estudo demonstra um alinhamento entre os níveis cognitivos e a organização dos pictogramas e categorias do aplicativo que indica a importância do zelo e estudo dos iconotipos durante a produção e escolhas dos pictogramas a serem usados na reabilitação de pacientes, visto que, eles ajudam a estabelecer as imagens mentais da pessoa assistida por essas ferramentas.

*****

The article proposes an analysis of the communicational capacity pictograms and their categories in an augmentative and alternative communication (AAC) application that makes possible the communication of non-speaking people. The study will be based on cognitive psychology, interaction design and the definitions and properties of pictograms and logotypes. From this theoretical perspective, an analysis was made of the categories and pictograms developed and used by the AAC Let me talk application. The study demonstrates an alignment between the cognitive levels and the organization of the pictograms and categories of the application that indicates the importance of the zeal and study of the icons during the production and the pictogram choices to be used in the rehabilitation of patients since they help to establish the mental images of the person assisted by these tools

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

kamyla lemes soares, Universidade do estado de santa catarina UDESC

Graduada em design de produto da UFC e mestranda em fatores humanos da UDESC

Gabriela Botelho Mager, Universidade do estado de santa catarina UDESC

Profª. Drª. Gabriela Botelho Mager Graduação em Design Gráfico pela Universidade Mackenzie, Especialização em Design de Móveis pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Doutorado em Design pela PUC Rio. É professora efetiva do curso de Design e integrante do Programa de Pós-Graduação em Design da UDESC.  

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

lemes soares, kamyla, & Botelho Mager, G. (2020). Pictogramas, categorias e iconotipos: Uma análise em aplicativos de comunicação aumentativa e alternativa (CAA) | Pictograms, categories and icons: An analysis in augmentative and alternative communication applications (AAC). InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 17(1), 56–72. https://doi.org/10.51358/id.v17i1.701

Edição

Seção

Artigos