Hipermídia para aprendizagem da língua espanhola: avaliação qualitativa realizada por usuários/tutores

Autores

  • Juliane Vargas Nunes UFSC
  • Berenice Santos Gonçalves UFSC

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v8i3.151

Palavras-chave:

Design de Hipermídia, avaliação de usabilidade, projeto centrado no usuário, interação

Resumo

O tutor de EAD atua como mediador do processo de aprendizagem a distância. Buscando afirmar esse papel, este artigo apresenta uma avaliação qualitativa relativa ao processo de interação entre usuários/tutores e uma hipermídia para aprendizagem no contexto da EAD. Após a fundamentação teórica, adotou-se o método prospectivo de entrevistas realizadas com tutores presenciais e a distância atuantes em um curso de Letras Espanhol da UAB. As perguntas realizadas nas entrevistas foram originadas por categorias investigação prédefinidas a partir dos seguintes eixos: explicitação dos objetivos de aprendizagem, clareza na apresentação dos conceitos/conteúdos, uso dos recursos midiáticos, legibilidade e consistência na apresentação visual das telas, dentre outros. Tais eixos, também foram utilizados na categorização dos dados levantados. Alguns dos resultados ressaltam a importância da mediação do tutor na reiteração dos objetivos de aprendizagem, a necessidade de manutenção do menu em todas as telas da hipermídia e a inserção de ferramentas de busca. Tal avaliação pretende contribuir com novos projetos no contexto do curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliane Vargas Nunes, UFSC

 

Ms. pelo Pós-Design UFSC: Design de Hipermídia. Desenvolve pesquisas nas áreas de Design de Hipermídia e usabilidade em aplicativos para dispositivos móveis.

 

Berenice Santos Gonçalves, UFSC

Dra. Professora do curso de Graduação e Pós Graduação em Design da UFSC. Desenvolve e orienta pesquisas nas áreas de Hipermídia e Multimídia editorial. Participa do Laboratório de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem - HIPERLAB/EGR/CCE/UFSC.

Downloads

Publicado

2013-05-07

Como Citar

Nunes, J. V., & Gonçalves, B. S. (2013). Hipermídia para aprendizagem da língua espanhola: avaliação qualitativa realizada por usuários/tutores. InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 8(3), 20–25. https://doi.org/10.51358/id.v8i3.151

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)