Interfaces digitais de serviços de entrega de alimentos - Análise semiótica dos aplicativos da plataforma iFood

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51358/id.v18i1.838

Palavras-chave:

Cultura Material, semiótica, plataformas digitais, design da informação

Resumo

O artigo investiga a relação entre interfaces de plataformas digitais, e os diferentes agentes que conecta, através de análises semióticas seguindo bases peirceanas. Como estudo de caso, foram analisados os aplicativos do Cliente Final e do Entregador da plataforma de entregas de comida iFood, notável por sua grande base de usuários ativos em território brasileiro. Após a seleção de pontos chave de interação entre plataforma e usuário, foram minuciosamente descritos os elementos encontrados em cada tela seguindo um roteiro de análises que auxiliou o exame do signo segundo sua natureza triádica proposta por Peirce. Com os resultados obtidos foi possível concluir que a experiência e as interações proporcionadas pelos aplicativos sugerem que cada um dos agentes ocupe um papel social específico e predeterminado pela plataforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina Ribeiro da Costa, Pesquisadora independente

Arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2018) com intercâmbio em Design pelo Politécnico de Milão (2016). Realiza pesquisas na área de design de informação e design digital e atua profissionalmente como designer de experiência.

Leandro Manuel Reis Velloso, Universidade de São Paulo

Arquiteto urbanista (2011), designer de interação e professor doutor (2017) nos cursos de design e de arquitetura e urbanismo da FAU-USP. Coordenador da linha de design e prototipagem das visualizações na pesquisa "Visualização de Dados em Saúde Pública", e membro dos grupos de pesquisa "Design em Ação" (DeA) e "Design, Ambiente e Interfaces" do LabVisual.

Downloads

Publicado

2021-09-09 — Atualizado em 2021-12-20

Versões

Como Citar

da Costa, A. C. R., & Velloso, L. M. R. (2021). Interfaces digitais de serviços de entrega de alimentos - Análise semiótica dos aplicativos da plataforma iFood . InfoDesign - Revista Brasileira De Design Da Informação, 18(1). https://doi.org/10.51358/id.v18i1.838 (Original work published 9º de setembro de 2021)

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)